quarta-feira, 29 de junho de 2011

Saúde Publica

   


No Brasil  é preocupante o declive no gráfico de eficiência que passa hoje a saúde pública .  Administradores negligentes em parceria com governantes coruptos resultam na necessidade dos cidadãos em recurrer à hospitais privados ou planos de saúde, A baixa qualidade de atendimento e excesso de pacientes para pouca estrutura tem parte da explicação nos baixos salários pagos à medico e demais profissionais da área. O número de usuários da rede de saúde pública está com sobrecarga de cerca de 30% em relação ao número estimado que seria possível atender sem grandes filas de espera.
O agendamento de consultas em postos de saúde beira o desesperador: algumas consultas só podem ser agendadas para até 6 meses após o dia do agendamento, enquanto muitos exames sequer estão disponíveis.
Na tentativa de amenizar os problemas da saúde pública no Brasil, políticos lançam novos nomes para serviços já prestados, como AMA ou mutirões, mas jamais mantêm o foco no bem estar da população e/ou abrangência do atendimento. É bastante comum, principalmente nas metrópoles brasileiras, que pacientes morram na fila de espera por tratamentos, transplantes e consultas. Uma triste realidade que tende à piorar.
Mais a saúde pública de Curitiba tem problemas, mas está com sua qualidade acima da média de outras capitais brasileiras. Foi o que afirmou , o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Tadeu Seidel Bernardina.“Como fazemos comparações com outras capitais, constatamos um crescimento muito forte e de boa qualidade no serviço de saúde pública de Curitiba nos últimos nove anos. Além disso, visualizamos muitas pessoas de cidades vizinhas que vêm para Curitiba em busca de serviços prestados em postos 24h e unidades de emergência”, revela o presidente.

A principal carência do SUS, não apenas em Curitiba, mas em todo o Brasil, é a prestação dos atendimentos específicos. Para Bernardina, o problema das especialidades está na grande diferença do valor pago por uma consulta particular em relação a uma consulta dentro do SUS., Mais uma coisa preucupande no Brasil é sobre as drogas tambem então o Governador  Betto Richa  anunciou


s

 nesta segunda-feira (27) que os programas Bola Cheia e Papo Legal, da prefeitura de Curitiba, serão expandidos para todos os municípios do Estado. Os programas foram criados durante a gestão de Richa como prefeito da capital com o objetivo de conscientizar os jovens dos riscos do uso de drogas.